sexta-feira, 21 de maio de 2010

A tecnologia e a escola

Hoje, a internet permeia diversificados espaços sociais e partindo desse fato a escola, enquanto lugar social de aprendizagens e reflexões , deve assumir o seu lugar social diante desse fato. Contudo, ainda existem algumas arestas a serem acertadas para que aconteça a tão comentada e sonhada inclusão digital.
O papel de mediador que o professor assume no processo de ensino- aprendizagem, diante das tecnologias digitais,  muitas vezes acaba assumindo uma outra roupagem, pois não são raros os momentos em que os alunos mostram mais compreensão desse universo digital do que seus próprios professores.
Acredito que o uso das tecnologias na escola deva ser construído  processualmente de forma que garanta o acesso livre, utilitário e consciente de todos.

Um comentário:

  1. É verdade, Marluce. A inclusão digital deve ser feita de maneira espontânea e que todos tenham acesso em qualquer lugar.
    O professor é importante sim, mas muitas vezes aprendemos mais informções com os alunos, pois eles já nasceram nessa era digital.
    Abraço, Clélia e Aline.

    ResponderExcluir